O que estou lendo

Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Esse livro me encantou do começo ao fim, com uma trama que deixa você fascinada em como o autor consegue levar várias histórias ao mesmo tempo.
 Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.fonte: Livraria Cultura
O pequeno romance que acontece entre Liesel e Rudy (o eterno Jessen Owens, ainda não consigo me conter sobre isso), foi para mim inesperável mas agradável, pois esse livro ao meu critério não se encaixaria nunca no gênero de romance, pois esse é um livro contado pela Morte. 
Para quem ficou meio chocado com o fato dessa ser uma história contada pela Morte. Eu digo apenas, que pessoas com essa idéias são as que mais se surpreenderão em como a Morte, tem seu lado sensível e humano se assim podemos dizer. 
Mas se você está procurando um livro que te deixará entretido por uma bom tempo, pois ele é um livro histórico, de ação, de suspense, e até de romance.
Curiosidades minhas: Eu trabalhei por um ano na biblioteca do meu colégio como estagiária e nesses tempo eu pegava vários livros para ler, levava eles para casa sem o menor problema. Após um ano que havia me formado nesse colégio e já estava na faculdade, eu estava arrumando minha estante quando encontrei esse livro, fique com a maior vergonha da minha vida, eu não queria devolver e me sentia mal por estar com ele. Ao começar a ler o livro me senti a própria Liesel, mas resultado, o livro ainda está na minha estante e me sinto mal toda vez que olho para ele.
Com amor,
Aneliesse
 

0 comentários: