O que estou lendo

Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Todas as manhãs, Bhima, uma empregada doméstica, deixa seu barraco e vai cuidar da casa de Sera – onde será sempre uma estranha, e cujos objetos e móveis nunca poderá usar. No entanto, ainda que apartadas pela classe social e pelo sangue, Bhima e Sera estão unidas pelos laços femininos e pelas experiências de vida que compartilham.
Sera é dona de casa de classe média alta cuja opulência material esconde a vergonha e a desilusão de um casamento violento. Bhima, analfabeta resignada, está endurecida por uma vida de sofrimento e perdas.

Eu particularmente sou fã de histórias sobre o povo do Oriente Médio, já havia lido A cidade do Sol e o Caçador de Pipas que tem histórias sobre os costumes de um povo que para nós é desconhecido.

Nessa história Bhima sofre com problemas causados por sua neta Maya, que aos 17 anos e solteira engravida. Bhima uma analfabeta recorre à amizade que construiu ao longo dos anos com sua chefa Sera, para que a instrua sobre quais as atitudes a serem tomadas para impedir que a reputação de Maya fique suja perante toda a sociedade e que o véu da vergonha se dissipe sobre sua casa.

Do outro lado está Sera, que está comemorando a gestação do primeiro filho de sua filha recém-casada, e se vê privada de se alegrar com a notícia da gravidez de Maya, a garotinha que ela ajudou desde o dia em que Bhima a trouxe de Dheli órfã, que ajudou em seus estudos até a faculdade e que agora carrega um bastardo em seu ventre.

O passado e o presente se confrontam na vida dessas duas mulheres cujos casamentos não foram exemplos de felicidade e que seus únicos consolos foram seus filhos e a oportunidade de uma vida diferente a eles.
Está é uma leitura um pouco mais madura e em certos momentos, levando-se em conta que a autora coloca cenas paralelas(flashbacks) dentro dos diálogos dos personagens, mas mesmo assim é uma leitura interessante onde você percebe a diferença com a nossa cultura desde o simples fato de podermos ter um banheiro dentro de casa até o valor que tem ter o nome de sua família limpo, espero que gostem.

Data de leitura: 06/01/12 à 10/01/12

Com amor,
Aneliesse

0 comentários: